quinta-feira, 11 de agosto de 2016



Voltando a MOÇAMBIQUE
A aventura dos Optimist
1973

Por enquanto, história mais antiga de Moçambique, fica... de férias. Os últimos oito textos foram rebuscados em revistas moçambicanas, ali publicadas entre os anos 30 e 60, mas parece que só interessaram a quem conhece aquele país.
Escrevi ainda, e está neste blog, sobre uma visita a Maputo em 1991, sobre a estadia na Casa do Gaiato em 2001, alguma coisa sobre a confusa época anterior à independência, mas nada sobre o tempo tranquilo da estadia naquele país, de 1971 a 74.
Está na altura de relembrar alguns episódios ali vividos.
1973, sem lembrar já em qual o mês.
O BCCI – Banco de Crédito Comercial e Industrial (filho do defunto português Borges & Irmão que foi um grande banco e mal administrado no seu final) procurava, através de ações de Relações Públicas, cada vez mais expandir a sua influência nos meios financeiros locais, apesar de ser “obrigado” a fazer nos jornais uns anúncios institucionais que não tinham outro objetivo além de adoçar as boquinhas, sempre famintas, de uns quantos jornalistas, mas sem efeito prático algum.
Surgiu uma idéia.
Aquela linda baía de Lourenço Marques, a Delagoa Bay, tinha poucos barcos à vela, talvez não tivesse nenhum veleiro grande, e só o Club Marítimo era o lugar duns quantos apaixonados, talvez só com os pequenos “Vaurien”. Quarenta e três anos depois a memória não vai ao detalhe para saber quantos barcos havia e que tipo, mas vamos em frente.
Já não lembra como se soube que havia alguém habilitado em construir os ainda hoje famosos Optimist, o melhor barco já concebido para a iniciação à vela, e destinado a “atletas” até aos doze anos!
O banco gostou da idéia. Procurou o apoio do Fundo de Fomento Desportivo que abraçou o projeto. Mandou fazer uma dúzia daqueles barquinhos e anunciou pelos seus clientes que seriam vendidos em 6 ou 12 parcelas, sem juros.
Tudo combinado para o lançamento, com a presença do Secretário Provincial de Educação Física. Mesa de “honra”: o Diretor do Club Marítimo, o mencionado Secretário e o Administrador do banco.
E assim se fez a festa. Doze ou catorze atletas, dos nove aos doze anos, os pais, a maioria sem saber nada de vela, a ajudarem os jovens a aparelhar o “navio” e lá vai a grande regata, de que saiu vencer, um garoto, lourinho, promessa de matinheiro, já com doze anos que as meninas concorrentes achavam que era (era!) lindo: o Carlos Prista. A nossa Joana tinha nove anos e, sempre a rir, porque nunca tinha “governado” um barco, ficou brilhantemente em última. Mas adorou!
A seguir alguns pais, mais destemidos quiseram experimentar os veleiros.
Ficou na memória a figura de um deles, grande, pesado, que uma vez dentro do barco este ficou com o casco todo dentro de água! O “navegador” sorria mas só se via um meio corpo, um mastro e uma vela que mal se mexiam no mar. Fez enorme sucesso.
As fotos abaixo, recuperadas ao fim de todos estes anos de imagens do filme de 35 mmm que um jornalista filmou para ser passado nos cinemas, como um notável acontecimento desportiva para a então Lourenço Marques, têm uma qualidade muito fraca, mas quem as vir pode ser que se recorde de alguma coisa ou de alguém.








De cima para baixo: o cartaz de propaganda, o preparo dos barcos, “quase” prontos para a regata, o vencedor e algumas mães “nervosas” com a aventura.
Foi uma festa bonita, sobretudo para os “grandes atletas” que nela participaram. Há 43 anos!
Mas ainda há muito para contar sobre Moçambique. 
Atravessa agora uma fase difícil. Também o Brasil, toda a América Latina, Portugal, Espanha, Grécia e tantos outros.

Agosto de 2016

7 comentários:

  1. oh senhor Amorim eu fiquei em segundo sem saber como muitos abraços Toé

    ResponderExcluir
  2. oh senhor Amorim eu fiquei em segundo sem saber como muitos abraços Toé

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Toé: por favor me diga o seu nome. Como imagina não lembro os nomes da "criançada" daquela festa

    ResponderExcluir
  4. Bom dia: História interessante porque dá a conhecer as cenas de bastidores. Se não se importa vou usar algumas das fotos para o meu blog housesofmaputo para uma mensagem sobre o Clube Maritimo, pondo a ligação para o seu. Já tinhamos contactado a propósito dum prédio na baixa de LM. Cumprimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom o seu blog. Parabéns. Se me mandar o seu email talvez tenha algo que lhe interesse. Um abraço

      Excluir
    2. Obrigado. Este é o email que uso no blog
      tone.da.eira@gmail.com
      se fizer o favor.

      Excluir